O Instituto

Histórico

O Instituto General Villas Bôas (IGVB) foi inspirado pelo desejo de se lançar um olhar sobre a história do Brasil e do seu povo, buscando caminhos que contribuam para o nosso crescimento como Nação e para o alcance das aspirações mais profundas e mais caras ao País. “Após intensas reflexões, decorrentes da minha vivência pessoal e profissional, decidi retribuir, por meio do IGVB, todo o conhecimento e acesso que tive a oportunidade de adquirir em todos esses anos”, registra o General Villas Bôas.

Eduardo Dias da Costa Villas Bôas nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, em 7 de novembro de 1951. Filho de militar, seguiu os passos do pai e ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1967. Trilhou uma carreira de sucesso, passando por cargos de destaque – Comandante Militar da Amazônia, Comandante de Operações Terrestres  –  até alcançar posto máximo: Comandante do Exército Brasileiro, função que exerceu entre os anos de 2015 e 2019.

ELA

Em 2016, Villas Bôas foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Assim, mostrou aos brasileiros que um homem em cadeira de rodas pode também estar à frente do maior Exército da América Latina, com a aprovação e o respeito dos seus subordinados. Mais do que isso, mostrou ao mundo a força de um Exército coeso, tornando-se um dos personagens chave da política brasileira.

Após a passagem de Comando, o General continua aprendendo todos os dias a conviver com a ELA, a conhecer seus direitos e a trocar experiências, sem nunca ter deixado de trabalhar. Com o Instituto, ele busca compartilhar sua história, suas ideias e reflexões, e por essa razão elegeu a Tecnologia Assistiva como um dos pilares da associação que leva o seu nome. “Pretendemos trazer visibilidade ao tema, estimulando o debate e contribuindo para o desenvolvimento e o amplo acesso a novas tecnologias e inovações que favoreçam o aumento da qualidade de vida e promovam cidadania e dignidade”, destaca.

Missão

Elaborar e apoiar estratégias de interesse nacional nos campos do desenvolvimento econômico e social, civismo e cultura, segurança e defesa do Brasil, para o progresso e qualidade de vida do cidadão.

Visão

Consolidar-se nacional e internacionalmente como uma organização inovadora na produção e promoção de estratégias para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Valores

Bem estar do cidadão / Inclusão produtiva / Ser pelo Brasil / Integridade / Empreendedorismo / Liberdade de Pensamento e de Expressão / Pragmatismo e Inovação

Nominata do Conselho Superior e Diretoria

  • Eduardo Dias da Costa Villas Bôas
  • Maria Aparecida Villas Bôas
  • Adriana Haas Villas Bôas
  • Ticiana Haas Villas Bôas
  • Marcelo Haas Villas Bôas
  • Luiz Adolfo Sodré de Castro
  • Carlos Roberto Terra Amaral
  • Luiz Eduardo Rocha Paiva
  • Luiz Roberto Fragoso Peret Antunes
  • Alberto Mendes Cardoso
  • Dalvesco Corrêa dos Santos

Formado pelos associados fundadores

  • Presidente Maria Aparecida Villas Bôas
  • Secretário Luiz Adolfo Sodré de Castro

Presidente do IGVB
 – Maria Aparecida Villas Bôas

Diretor-Presidente
– Marco Aurélio Costa Vieira

Diretor-Adjunto
– Alexandre Chittarrelli Torres

Gerente de Comunicação
– Letícia Lima Gloria Ramos

Assessor
– Cyd Roberto Pereira da Costa